universidades
O processo de seleção nas Universidades Canadenses não se dá através de vestibular ou qualquer outro tipo de prova. Veja os pré-requisitos citados abaixo para se tornar um candidato.

 

 – Escolaridade:
Para o estudante que pretende fazer um Bacharelado/Graduação, é necessário já ter cursado 1 ano de Bacharelado ou Licenciatura em Universidade ou Instituição que seja reconhecida pela universidade escolhida no Canadá. Este requerimento se dá em razão do sistema de ensino no Canadá ter 1 ano a mais no segundo grau. O aluno pode, ainda, preencher este pré-requisito estudando 1 ano de curso técnico profissionalizante (College) ou fazendo o último ano de High School no Canadá. Algumas universidades poderão considerar uma matrícula se houver somente 2º grau completo, contanto que se tenha acima de 21 anos e experiência profissional relevante na área em que se pretende estudar.
Se você pretende fazer uma Pós-graduação/Especialização, é necessário formação superior em universidade/instituição reconhecida pela universidade do Canadá.
Se você pretende fazer um Mestrado, é necessário formação superior em universidade/instituição reconhecida pela universidade no Canadá. Algumas áreas exigem que você tenha, ainda, experiência profissional relevante na sua área de formação.

– Inglês:
É extremamente importante ter fluência no inglês, que deverá ser comprovada através de certificados como IELTS ou TOEFL. A prova para obtenção deste certificado pode ser feita no Brasil ou mesmo no Canadá. A nota mínima exigida varia de acordo com a universidade e o curso escolhido.

– Preparatório para Universidades:
Você ainda pode optar pela possibilidade de fazer um curso preparatório que lhe dará acesso a diversas universidades. Clique aqui e saiba mais.

– Cursos, durações, permissões para trabalho e residência permanente:
No Canadá você escolhe qual área quer estudar em cursos profissionalizantes ou universitários, as durações são as seguintes:
Certificados: 1 ano
Diplomas:  2 anos
Graduação: 3 anos
Bacharelado: total de 4 anos de estudos
Pós graduações duram em geral 8 meses, que são os 2 semestres letivos canadenses.

Em qualquer curso de 2 anos letivos, pode-se pedir a permissão de trabalho de até 3 anos após formado.

Em todos os cursos é dada a permissão de trabalho enquanto se estuda, sendo nos 6 primeiros meses permitido o trabalho apenas dentro do campus da escola, e a partir do 7º mês pode-se trabalhar fora do campus em qualquer área, com o visto de trabalho em aberto. Durante as aulas, o período de trabalho será de 20 horas semanais. Nas férias ou class-break, trabalha-se por até 40 horas semanais, se desejado.
Depois de formado, o estudante poderá pedir mais 3 anos de permissão para ficar somente trabalhando no Canadá e ainda aplicar para o Canadian Experience Class de imigração, onde poderá virar residente permanente no país. Como residente permanente no país, tem-se todos os direitos de um cidadão canadense, com exceção do voto e passaporte canadense. Após 3 anos como residente permanente, pode-se aplicar para a obtenção da cidadania canadense. Aí sim, depois de aprovado, você terá todos os direitos que um cidadão canadense tem. É uma longa jornada, mas que com certeza vale muito a pena!!!