Moeda

Você pode adquirir dólares Canadenses ainda no Brasil, aconselhamos que você traga pelo menos C$300 em espécie em notas pequenas para os seus primeiros dias. O Canadá, como todos os outros países do mundo, mantém um cuidado muito rigoroso com a qualidade de sua moeda.

As notas mais comuns em circulação são as de valores de:

Banknotes$5
$10
$20
$50
$100

Se pegar uma nota de C$ 100 e for nova, perceba que ela é aromatizada, isso mesmo, tem cheiro de maple!!

As moedas são de valores de:

canadian coins¢1 centavo (pennies), moeda que já começou a sair de circulação em 2013
¢5 centavos (nickels)
¢10 centavos (dimes)
¢25 centavos (quarters)
$1 (loonies)
$2 (toonies)

As moedas de $1 e $2 foram introduzidas para circulação durante os últimos 10 anos e as notas de $1 e $2 já se tornaram itens de colecionadores.

Visa Travel Money

Emitido por vários bancos, o cartão Visa Travel Money é a maneira mais moderna e segura de levar dinheiro em suas viagens ao exterior. Trata-se de um cartão pré-pago internacional, recarregável, que pode ser utilizado para saques (rede Plus) e compras (rede Visa) em mais de 200 países.  Ao adquirir um Visa Travel Money, você terá inúmeras vantagens que com absoluta certeza se destacam em relação ao seu cartão de crédito internacional. Recomenda-se ambos os cartões, o Visa Travel Money, bem como o seu cartão de crédito internacional.

Você precisa fazer o cartão ainda no Brasil e carregá-lo com a quantia de sua preferência (mínimo $200, máximo $10.000). No exterior o cartão funciona como débito, e você também pode sacar em um caixa eletrônico que tenha o símbolo Visa Plus, aceito em mais de 150 países.
Em caso de perda ou roubo é preciso bloquear e solicitar um novo cartão através da Internet ou pela Central de Atendimento. Um novo cartão será reposto mesmo que esteja no exterior.

Saiba mais detalhes sobre o  VISA TRAVEL MONEY clicando aqui.

Cartão de crédito

Mesmo que você opte pelo Visa Travel Money, aconselhamos você a trazer um cartão internacional por medidas de segurança no caso de roubo ou perda do seu outro cartão. No fim do mês o cartão irá usar o câmbio do dia para calcular a fatura em reais. Apesar de ser uma opção cômoda e segura, você paga altas taxas de IOF.

Quanto levar?

O ideal é trazer uma quantia em espécie em torno da citada logo abaixo, para os primeiros dias, e o restante em cartão de débito internacional que são práticos de usar e muito seguros. Deixe o seu cartão de crédito apenas para situações emergenciais.

CAD$ 300    para seus primeiros dias de viagem
CAD$ 50       gastos extras semanais
CAD$ 100    gasto médio mensal com transporte público
CAD$ 15        gasto médio de almoço em restaurante
CAD$ 30       gasto médio de jantar em restaurante
CAD$ 50       gasto mensal – plano básico de celular

Para aqueles que optarem por outras opções de acomodação que não seja homestay, veja maiores detalhes clicando aqui.

Operação Bancária

Os horários regulares de operação bancária no Canadá são 9h30 às 16h30, de segunda-feira a sexta-feira, com horário prolongado inclusive nos fins de semana em algumas localidades. As filiais principais de bancos autorizados canadenses, particularmente em grandes centros, fazem câmbio de moeda estrangeira. Diversos grandes bancos europeus e estrangeiros têm escritórios em Toronto, e vendem moedas estrangeiras diretamente.
A maior parte dos bancos têm caixas automáticos que funcionam 24 horas por dia, para serviços bancários ou cartões de crédito através das mais importantes redes bancárias internacionais, tais como Cirrus, Plus e Interac.  Dos bancos que temos no Brasil, o HSBC marca presença em todo o território canadense.