mainbackground5-copy

Conheça o Canadá

Os canadenses desfrutam de um dos mais elevados padrões de vida do mundo. Por vários anos consecutivos, as Organizaçãoes das Nações Unidas (ONU) colocou o Canadá como o melhor país para se viver. Realizado anualmente, o estudo revela a qualidade de vida em vários países do mundo, e o Canadá sempre consegue índices altos devido ao seu acesso à educação, expectativa de vida elevada e baixos índices de criminalidade e violência. Além disso, as maiores cidades do Canadá, Vancouver, Toronto e Montreal foram reconhecidas como cidades modelo para se viver e trabalhar, por sua limpeza, segurança, por suas atividades culturais e estilos de vida atraentes. Os grandes centros urbanos possuem uma grande variedade de shopping centers, restaurantes, cinemas, galerias de arte e museus. As cidades canadenses oferecem numerosos parques, jardins e praias de uso público, assim como excelentes instalações esportivas e recreativas.

Canada

DADOS DO CANADÁ

Capital Ottawa , Ontario
Tipo de governo Parlamentarismo
Líder do Governo Primeiro Ministro
Emblema Nacional Folha de Maple
População 30 milhões de habitantes
Línguas Oficiais Inglês e Francês
Moeda Dólar Canadense
Religião Católica e Protestante
Esporte Nacional Hockey

 

TorontoVancouver e Montreal são as maiores cidades do país, e conseqüentemente as que recebem o maior número de turistas e estudantes estrangeiros. São limpas, seguras, com muitas áreas verdes e diversas opções de restaurantes, shoppings, atrações culturais e esportivas. Os esportes mais populares no país são: hóquei no gelo, beisebol, natação, canoagem, esqui, tênis, basquete e golfe. Toronto é uma das metrópoles mais cosmopolitas do planeta, também a maior e mais importante cidade do país. Já Montreal é comparada à Paris por sua vida cultural, por seu design arrojado e boutiques caras. Vancouver, a jóia do Canadá, é uma das cidades mais bonitas do mundo mesclando o mar, montanha, verde e uma arquitetura moderna e arrojada. Famosas estações de esqui, como Whistler e Mont Tremblant, estão entre as mais bem estruturadas do mundo, o que atrai não só os esportistas, mas também muitas celebridades.

Veja Alguns Vídeos

Vancouver

Toronto

Montreal

Calgary

Uma Nação Bilíngue

O Canadá é um país bilíngue, sendo as duas línguas oficiais, o inglês e o francês. O francês é a língua materna de 82% da população de Quebec City, sendo falada em casa por 83% dos quebequenses, cidade que está localizada na parte leste do país, mas existem comunidades de língua francesa em todo o país.
Internacionalmente, é estimado que cerca de 800 milhões de pessoas fale inglês e que 250 milhões falem francês. Como uma nação bilíngue, o Canadá oferece cursos de todos os níveis de Inglês e de Francês para estudantes que desejam aprender uma ou ambas as línguas.

O multiculturalismo Canadense

A base de um Canadá multicultural da-se ao princípio da sua história, onde a sociedade aborígene já era multicultural e multilingual. Os primeiros exploradores franceses e ingleses que chegaram ao Canadá nos séculos XVI e XVII integraram-se com as Primeiras Nações a fim de construir uma herança canadense única. Durante as últimas décadas do século XIX e no decorrer do século XX, muitos povos do leste e do norte europeu imigraram para o Canadá em busca de terra e liberdade. Neste mesmo período, um grande número de chineses e sul-asiáticos também chegaram ao Canadá para trabalhar em minas, ferrovias ou em indústrias de serviços. Povos do mundo todo estabeleceram-se no Canadá, tornando-o um país verdadeiramente multicultural.

Educação

O sistema de ensino canadense precisou ser bem criativo no sentido de corresponder à diversidade cultural de seus habitantes. Mais de 60 línguas são faladas por mais de 70 grupos étnicos espalhados pelo país. Muitas escolas têm alunos de mais de 20 etnias. Em Toronto e Vancouver, mais da metade dos alunos de escolas públicas falam outra língua além do inglês ou francês. Os programas de ensino multiculturais e anti-racistas desafiam o sistema educacional em todos os níveis a se adaptar à diversidade da população, assegurando igualdade e abrangência. Nas escolas, os professores conduzem os alunos a um entendimento e apreciação de outras culturas.

Extensão territorial

O Canadá é o segundo maior país do mundo, com 9.970.610 km2.

Capital

Ottawa, na província de Ontário.

Províncias e territórios

O Canadá é composto por dez províncias (o que chamamos de estado no Brasil) e três territórios. As capitais em parênteses:
Alberta (Edmonton); Colúmbia Britânica (Vitória); Ilha do Príncipe Eduardo (Charlottetown); Manitoba (Winnipeg); Novo Brunswick (Fredericton); Nova Escócia (Halifax); Ontário (Toronto); Quebeque (Cidade de Quebeque); Saskatchewan (Regina); Terra Nova e Labrador (St. John’s); Territórios do Noroeste (Yellowknife); Yukon (Whitehorse); Nunavut (Iqaluit).

Geografia

O Canadá se caracteriza pela diversidade geográfica, que compreende férteis planícies bastante adequadas para a agricultura, vastas cadeias montanhosas, lagos e rios. No extremo norte, as vastas florestas despovoadas dão lugar à tundra ártica.

Clima

Este imenso país apresenta grandes variações climáticas e possui as quatro estações bem definidas, especialmente na região ao longo da fronteira com os Estados Unidos – região mais populosa do Canadá. No verão, a temperatura durante o dia pode ultrapassar os 35 graus, enquanto no inverno não é raro chegar a -25 graus em algumas localidades. Na primavera e no outono as temperaturas são mais moderadas.

Parques nacionais e lugares históricos

O governo canadense mantém 38 parques nacionais, os quais cobrem em torno de 2% da extensão territorial do país. Aberto em 1885 e localizado nos declives orientais das Montanhas Rochosas de Alberta, Banff é o mais antigo dos parques, enquanto o Tuktuk Nogait, estabelecido em 1996 nos Territórios do Noroeste, é o mais recente. Há 836 sítios de importância histórica estabelecidos em honra de pessoas, lugares e eventos que marcaram a história do país. O Canadá também tem mais de 1000 parques provinciais e cerca de 50 parques em seus territórios.

As cadeias montanhosas

O território canadense engloba um grande número de cadeias montanhosas: os Torngats, os Apalaches, e o Escudo Laurenciano, a leste; as Montanhas Rochosas, as Montanhas Mackenzie e a Cadeia Costeira, a oeste; o Monte Santo Elias e as Montanhas Pelly, ao norte. A 5.959 m de altitude, o monte Logan, em Yukon, é o pico mais elevado do país.

Lagos

Há em torno de dois milhões de lagos no Canadá, cobrindo cerca de 7,6% do país. Os principais lagos canadenses, por ordem de tamanho (muitos dos grandes lagos cortam a fronteira Canadá-Estados Unidos) são: Superior, Huron, Grande Lago do Urso, Grande Lago dos Escravos, Erie, Winnipeg e Ontário. O Grande Lago do Urso, com 31.328 km2, localizado nos Territórios do Noroeste, é o maior lago do Canadá.

Rios

O Rio São Lourenço, com 3.058 km de extensão, é o rio mais importante do Canadá, proporcionando uma rota marítima para os navios que saem dos Grandes Lagos em direção ao Oceano Atlântico. O maior rio do Canadá é o Mackenzie, correndo por 4.241 km, através dos Territórios do Noroeste. Outros importantes cursos d’água são os rios Yukon, Nelson, Colúmbia (que em alguns dos seus trechos também corre pelo território americano), Saskatchewan, Peace e Churchill.

Os fusos horários

O Canadá possui 6 fusos horários. O fuso mais a leste, da Terra Nova e Labrador, está três horas e meia atrasado em relação ao Horário de Greenwich. Os outros fusos estão no Atlântico, no Leste, no Centro, nas Montanhas Rochosas e no Pacífico, que está oito horas atrasado em relação a Greenwich.

População

Mais de 33.1 milhões de acordo com as últimas estimativas, em janeiro de 2011.

Principais cidades

De acordo com estimativas de fevereiro de 2011, as principais cidades do país são: Toronto (5,45 milhões), Montreal (3,69 milhões), Vancouver (2,28 milhões), a região da capital nacional de Ottawa-Gatineau (1,16 milhão), Calgary (1,13 milhão) e Edmonton (1,08 milhão).

População rural e urbana

A maioria dos canadenses (79%) vive em cidades. De acordo com o Censo de 2011, 34,7% da população vivem nas três maiores cidades: Toronto, Montreal e Vancouver.

Tamanho das famílias

De acordo com o Censo de 2010 o tamanho médio das famílias é de 3 pessoas incluindo 1,2 filhos.

Expectativa de vida

82 anos para a mulher e 77 anos para o homem.

Padrão de vida

O Canadá tem um dos mais altos padrões de qualidade de vida do mundo. O país vem sendo apontado pela Organização das Nações Unidas, desde 1992, como um dos países de maior índice de desenvolvimento humano do mundo (que mede a qualidade de vida em geral), sendo o quarto país no ranking de 2009. Quanto à renda per capita, o Canadá ocupa o décimo-terceiro lugar, segundo o índice PPP (Paridade do Poder de Compra) do relatório do Banco Mundial referente ao ano de 2005.

Assistência médica e seguro social

Todos os canadenses têm livre acesso à assistência médica, com exceção dos serviços odontológicos. A maior parte das pessoas acima de 65 anos e aqueles que recebem amparo social têm a maioria de seus medicamentos fornecidos gratuitamente. O Canadá também possui uma rede extensiva de seguro social, que inclui aposentadoria para os idosos, auxílio-família, seguro-desemprego e previdência social.

Os povos nativos

O Censo de 2010 revelou que cerca de 3,8% dos canadenses pertencem a um ou mais dos três grupos indígenas reconhecidos pela Constituição de 1982: Índios Norte-Americanos, Métis e Inuit (antes chamados de esquimós). Deste percentual, em torno de 59,5% são Índios Norte-Americanos; 33,2% Métis e 4,3% Inuit.  Ontário tem a maior concentração de indígenas – 242.495, enquanto Nunavut tem a maior proporção – cerca de 85% de sua população é autóctone.  Uma parcela pequena dos nativos canadenses vive em reservas ou povoados indígenas.

Origem étnica

Em 2009, 39,4% da população declaram ter origem étnica unicamente “canadense”, sendo que 20,2% afirmaram ter ancestrais das Ilhas Britânicas e 15,8%, ancestrais unicamente franceses. Cerca de 10% dos entrevistados reportaram uma combinação de origem das Ilhas Britânicas, França e Canadá. Outros 16% relataram origem das Ilhas Britânicas, França ou origem canadense em combinação com origem de outro país. Por fim, 28% teriam origens outras que as Ilhas Britânicas, França ou o Canadá.

Religião

Os canadenses, na sua maioria, são cristãos. De acordo com o Censo de 2010, o catolicismo tem mais adeptos (43,6%), seguido pelo protestantismo (29,2%). Outras religiões incluem o judaísmo, o islamismo, o hinduísmo e o budismo. Cerca de 16,5 % da população declararam não seguir nenhuma religião.

Biking on the Stanley Park seawall, Vancouver BC

Idiomas

O Canadá tem duas línguas oficiais: o inglês, língua materna de 57,2% dos canadenses, e o francês, a língua de 21,8% da população. Entretanto, 19,7% dos canadenses têm outra língua materna além do inglês ou do francês, como por exemplo: italiano, chinês, alemão, português, polonês, espanhol, árabe, holandês, ucraniano, holandês, grego, entre outras. O idioma Francês é praticado apenas no estado de Quebeque, nos demais estados e territórios a língua materna é a predominante.

Sistema Educacional

O sistema educacional varia de uma província para outra e compreende: de 6 a 8 anos de ensino fundamental, 4 ou 5 anos de ensino médio e 3 ou 4 anos de ensino superior (em nível de graduação). O Censo de 2009 revelou que entre os canadenses acima de 15 anos, 23,9% se formaram no ensino médio; 12,4% fizeram curso técnico e 20,3%, curso superior de tecnologia; 5% obtiveram diploma universitário; e cerca de 22,9%, diploma de pós-graduação (mestrado, doutorado ou pós-doutorado).

Cultura

A cultura indígena é a única verdadeira cultura nativa do Canadá, já que todos os outros canadenses são originariamente imigrantes. Eles começaram a imigrar para o Canadá no século XVII, trazendo consigo seus modos de vestir, hábitos alimentares e costumes. O Canadá abriu suas portas para a imigração de toda a parte do mundo no início do século XX; em 1988, o caráter multicultural do país foi oficialmente reconhecido quando o Governo sancionou o Ato do Multiculturalismo.

Esportes

Os esportes mais populares são: natação, hóquei no gelo, esqui cross country e alpino, beisebol, tênis, basquete e golfe. O hóquei no gelo e o beisebol são os esportes que mais atraem os espectadores. Uma em cada 3 crianças canadenses pratica hóquei.

A Declaração dos Direitos e Liberdades

A constituição canadense contém uma Declaração dos Direitos e Liberdades, que estabelece alguns direitos e liberdades fundamentais que nem o Parlamento, nem qualquer outra legislatura provincial ou territorial pode mudar. Estes incluem direitos de igualdade, de mobilidade, legais, bem como, direitos de liberdade de expressão, de associação e de realizar assembleias pacíficas.

O sistema político

O Canadá é uma monarquia constitucional e um estado federal com um parlamento democrático. O parlamento canadense, em Ottawa, consiste da Câmara dos Comuns, cujos membros são eleitos, e do Senado, cujos membros são nomeados. Em média, os membros do Parlamento têm mandato de quatro anos.

O Hino Nacional

O hino “Oh Canadá” foi composto em 1880, com música de Calixa Lavallée e letra do Juiz Adolphe-Basile Routhier. Em 1908, Robert Stanley Weir escreveu a tradução sobre a qual a presente versão Inglesa se baseia. Em 1º de julho de 1980, um século após ter sido cantado pela primeira vez, “Oh Canadá” foi proclamado oficialmente hino nacional.

A Bandeira Canadense

Várias pessoas participaram do processo em que a bandeira canadense foi desenhada. Jacques St. Cyr contribuiu com a folha de bordo estilizada, George Bist com as proporções e Dr. Gunter Wyszechi com a coloração. A determinação final de todos os aspectos da nova bandeira foi feita por um comitê do parlamento composto por 15 pessoas, a quem foi formalmente creditado o desenho. Após extensivo debate, a nova bandeira foi adotada pelo Parlamento. Ela tornou-se oficialmente a bandeira nacional no dia 15 de fevereiro de 1965, dia em que agora é comemorado o Dia da Bandeira canadense.

O símbolo nacional

Há muito a folha de maple está associada ao Canadá: em 1868 ela aparecia nos emblemas das províncias de Ontário e Quebeque e, em ambas as guerras mundiais, aparecia nos emblemas militares do país. Desde sua introdução à bandeira nacional em 1965, a folha de maple tornou-se o símbolo mais importante do país (As províncias e os territórios têm os seus próprios emblemas individuais).

Moeda

A moeda do Canadá é o dólar canadense – CA

Produto interno bruto

O PIB mede o valor de todos os bens e serviços produzidos por um país durante o período de um ano. O PIB canadense foi de $1.531,4 bilhões de dólares canadenses em 2007.

Principais recursos naturais

Os principais recursos naturais são: gás natural, petróleo, ouro, carvão, cobre, minério de ferro, níquel, potassa, urânio e zinco, juntamente com a madeira e a água.

Principais indústrias

As principais indústrias são: automobilística, papel e celulose, siderúrgica, maquinário e equipamentos, produtos de alta tecnologia, mineração, extração de combustível fóssil, madeireira e indústria agrícola.

Exportações

Lideram as exportações os veículos e peças automotivas, maquinário e equipamentos, produtos de alta tecnologia, óleo, gás natural, metais e produtos florestais e agrícolas.

Importações

O país importa maquinário e equipamento industrial, inclusive equipamentos de comunicação e eletrônicos, veículos e peças automotivas, matérias-primas industriais (minérios de metal, ferro e aço, metais preciosos, produtos químicos, plásticos, algodão, lã e outros produtos têxteis), assim como produtos manufaturados e alimentos.

Fonte – Canada Internacional/Governo do Canadá